Psicóloga Ana Paula Andrade

O que falar na primeira consulta com psicólogo?

É um tanto assustador estar diante de um psicólogo não é?

Pensar nesse primeiro encontro, nos desperta uma série de sensações, difusas, ambíguas e paradoxais. É um momento que nos surpreenderá com sensações boas, e outras, nem tanto.

Primeiro, por que, não entendemos completamente qual é o nosso problema, questão ou dificuldade, e muito menos, se precisamos efetivamente de terapia e como ela poderia nos ajudar.

Entretanto temos consciência quando as coisas não estão fluindo como gostaríamos e sonhamos, e que há algo a ser feito.

Nessa busca para lidar com a angústia, ansiedade, ciúme, raiva, medo, solidão, tentamos diversos caminhos e possibilidades, que com sorte, ajudam a minimizar todos esses desconfortos internos, mas nem sempre, serão suficientes para resolvê-los definitivamente.

Quando estamos cansados de tentarmos sozinhos nos organizarmos internamente e no mundo, buscamos enfim, ajuda profissional.

Ana, mas como saber se a terapia funciona para mim? O que você tem que compreender sobre o processo terapêutico, é que ele serve para todas as pessoas, que primeiro assumem, necessitarem de uma ajuda, suporte e orientação profissional. Mesmo sem saber o que isso significa, necessariamente.

Todos nós vamos para a primeira consulta, carregados de dúvidas, desconfianças, vergonha, ansiedade.

Estar diante de uma pessoa completamente estranha, e falar em voz alta, de assuntos tão nossos, tão pessoais e secretos, é sem sombras de dúvidas, desafiador e complexo.

Sei muito bem como é essa sensação, e enquanto psicóloga, escolho deixar esse momento o mais leve possível, dou o direito das pessoas me compartilharem o que elas quiserem e escolheram.

É uma sessão de encontro e de conhecimento mútuo, ao mesmo tempo em que, você se apresenta para o psicólogo, ele também fará isso, mostrando como ele conduz o seu trabalho, com pitadas de sua própria personalidade.

Então, o que falar na primeira consulta? Fale o que você quiser, do que tem vontade, do que ensaiou dizer, do que sentir e ressoar no momento, Não existe nada do que você possa dizer que será errado ou inadequado, pelo contrário, permita que a conversa flua naturalmente.

Não se preocupe tanto sobre o que é obrigatório, indispensável ou recomendável contar, vá com o coração aberto para construir uma relação, baseada em confiança e sintonia, e deixe que o resto, nós psicólogos saberemos exatamente o que fazer e como conduzir.

Vamos agendar uma consulta?

Venha conferir outros textos

Por que a vida fica sem graça?

Você já sentiu que sua vida estava desinteressante, chata e tediosa? Nesse texto te ajudo a compreender por que isso acontece, e o que fazer para mudar. Vem ler ☺️

Leia mais »

O poder de se conhecer

Você já se sentiu intrigada para compreender suas ações, motivações e sua fórmula para a vida?

Como se você busca-se uma explicação lógica, e até justa para nomear, seus afetos, sensações, a maneira como atua?

Leia mais »