Cada encontro, cada pessoa, nos desperta algo novo, tem pessoas que instigam nossas aventuras, outras com sua calmaria nos dá a tão querida segurança, ou aqueles que despertam paz e tranquilidade, por uns, fomos extremamente apaixonados e “loucos”, por outros, amamos de forma leve, à aquelas relações que coube sonhos de casar e ter filhos, mas, a posterior imaginamos viajar o mundo, mas na última, comprar um cachorro seria com certeza o plano ideal.

O que eu quero dizer é que, cada pessoa que passa na nossa vida, parece ter uma missão e um propósito especifico, descobrimos sobre nós, sobre as diferentes formas de amar e nos sentirmos amados.

Tem pessoas, que a vida faz com que nos esbarremos, pessoas que se a gente pudesse escolher, escolheria todos dias, mas está ai, algo que pra quem quer viver um grande amor romântico, é aceitar que as vezes o outro não, não nos escolhe também, á como isso dói, dói bem na alma, é difícil aceitar o que queríamos mas não temos, entender os motivos do não, “por que ele também não me escolhe”, não traz paz e conforto para o coração.

Ser rejeitado é um combo de sensações pra lá de horríveis, gera angústia, dor, tristeza, desesperança, frustração e decepção. Sei o quanto é doloroso passar por essa experiência, a qual todos nós estamos suscetíveis, acredito que nos resta viver o luto de algo que para nós seria incrivelmente fantástico, mas que não temos, e aceitar, aceitar que faz parte da vida.

Depois que esse turbilhão de sentimentos se assentarem, quando estivermos mais calmos e centrados, poderemos extrair as mais belas lições da vida, são graças as essas experiências que amadurecemos, aprendemos coisas valiosas sobre nós mesmos, o que nós queremos, que tipo de pessoa combina e agrada, como queremos sermos amados, como iremos amar….

Aprenderemos então, apreciar e valorizar as pessoas que nos escolhem, e escolhem todos os dias, pois a verdade é, que todos somos livres, só ficamos e vamos onde queremos ir, e ter alguém que fique com sua total liberdade de ir, é muito gostoso e prazeroso e para quando esse dia chegar, que você esteja disponível internamente para amar com reciprocidade, que é uma delícia.

Com amor

Ana Paula Andrade, Psicóloga.