Por que fazemos escolhas que não nos agrada, ou que está de longe perto do que sonhamos para nossa vida?

Para responder essa pergunta, vamos refletir um pouco sobre uto sabotagem, que é você interferir de forma sútil e indireta para que algo que esteja fazendo não tenha êxito, é quando sem querermos ou que percebamos agimos contra nós mesmos, é quando nos tornamos nosso maior inimigo.

Por exemplo, vamos imaginar, que você está se relacionando com uma pessoa, mas não qualquer pessoa, ela é especial, interessante, há química e muita intimidade, ela é do jeito que você sempre quis, mas, de repente, você começa mesmo sem perceber, fazer pequenos gestos para que ela se afaste de você, começa a tratá-la de forma fria e indiferente, até o ponto que essa relação seja desgastada, infeliz ou até mesmo rompida e falida.

 

Nós temos objetivos e sonhos que nos causam medo, e que apontam nossas fraquezas e caso não assumimos, não entramos em contato com nossos medos, nos sabotamos.

Sim é o medo, medo de não conseguir, medo do novo, do diferente, e esse sentimento faz com que agimos contra nossas vontades e desejos. Como dizia Mato em, “já enfrentei muitas dificuldades na minha vida, a maioria delas nunca existiu”. Sofremos muito por antecipação, por coisas que nunca existirão, mas caso acontecesse, teríamos com toda certeza, resiliência para suportar e enfrentar, mas nossa resiliência só é acionada em momentos de dificuldades, ou seja, só sabemos o quão forte somos, caso precisaremos. Temos tanto medo, de não conseguir, de não dar conta, de fracassar, que ficamos paralisados ou pior, sabotamos nossa felicidade.

Você está feliz com os resultados que você tem em sua vida hoje? Tem momentos em que você se sente frustrado, por que sua vida amorosa não está como você gostaria? Tem momentos que você se sente infeliz no seu relacionamento?

Se auto questionar, vai trazer algumas reflexões sobre você e o que tem esperado da sua vida, se você não estiver realizado com a vida que tem levado e não faz nada para reverter essa situação você estará se sabotando. É insano você querer os resultados diferentes, agindo da mesma maneira.

Se me permite sugerir um conselho, para que você não se sabote, na vida, seja qual área for, é que você se conheça, profundamente, entre em contato com sua essência, descobre quem é você, quais são suas necessidades afetivas, do que precisa, saiba sobre seus defeitos, seja íntimo de você, separe momentos do dia para você bater um papo consigo, entenda sobre seus medos, questione eles, critique eles, afinal, são esses medos que fazem com que você se sabote. O que tem te impedindo de ser realizado no seu relacionamento? Ou, de encontrar uma pessoa interessante para se relacionar?

Dessa maneira, você se conhecendo, conseguirá identificar os comportamentos que te prejudica e assim romper com esses comportamentos, que embora sutis, estão influenciando na sua insatisfação amorosa, esse será um dos caminhos mais seguros, para tomar decisões inteligentes e racionais, vivemos tanto no automatismo, que acabamos não refletindo sobre nós, sobre a vida, sobre o que queremos e esperamos, o que é um grande erro.

Se você sabe o que fazer e não faz, você está se sabotando, mas caso você não saiba o que fazer, vá descobrir. Mas antes de querer mudar, saiba por quais motivos você precisa mudar, pois na maioria das vezes, sabemos o que fazer, mas não os motivos. Se você souber o por que você precisa mudar, e se esse motivo for grande e significativo para você, você irá fazer acontecer.

Pare e reflita sobre o que você deseja para sua relação daqui a três anos? E daqui a cinco anos? O que gostaria de realizar dentro da sua relação, construir, viver? Desenhe seu futuro amoroso, e faça hoje movimentos, pequenos que forem, em direção aos seus objetivos. E tente enfrentar seus medos, caso o contrário, você continuará sendo seu maior inimigo, que triste não?